quinta-feira, 30 de julho de 2015

Titanic, ficção e realidade em um romance trágico.

titanic

Em 1997, o Titanic, de James Cameron zarpou nos cinemas

Uma das histórias de amor proibido mais deslumbrantes do mundo já conheceu, entrelaçada com colisão épica do maior navio de passageiros do mundo não só com um iceberg mais contra a arrogância humana e o destino.



Este sucesso espetacular recria a viagem inaugural mal sucedida do navio transatlântico RMS Titanic operado pela empresa White Star Line que partiu na noite de 14 de abril de 1942 de Southampton, Inglaterra, com destino em Nova York, nos Estados Unidos, quando chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, já na madrugada do dia 15 de abril.

Com mais de três horas de duração o filme surgiu da junção de dois grandes estúdios (20 Century-Fox e a Paramount) a um custo de mais de 200 milhões, na época o mais caro da história, no entanto tornou-se o mais bem sucedido, perdendo oposto apenas para o filme Avatar, do mesmo diretor.

titanic

O filme conta a história de Rose (Kate Winslet), uma jovem de dezessete anos de idade, que embarca no navio com a sua mãe (Frances Fisher) e um pretendente rico (Billy Zane), fruto de um casamento arranjado pela mãe de rose que acredita com isto manter o status de classe alta da família. Perturbada pelo noivado, Rose considera se suicidar ao tentar pular do navio. Um passageiro da terceira classe, jovem artista chamado Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), a faz mudar de ideia. Jack e Rose se apaixonam loucamente e mesmo diante uma catástrofe tão grande resolvem lutar contra as convenções sociais até as últimas consequências, mesmo que isto lhe custasse-lhes a vida.

Titanic se tornou um fenômeno cultural, como seus momentos mais emblemáticos como história de amor atemporal nascida de uma tragédia, pressionados ainda por conflitos de um microcosmo da vida humana confinados, mesmo que gigantesco, dentro de um navio. A razão do sucesso, talvez tenha sido os detalhes incrivelmente intrincados da produção que transportaram os espectadores para outro mundo ambos nunca antes visto e profundamente tão real.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário