sábado, 13 de fevereiro de 2016

Dogma, um filme polêmico.

dogma

Dois anjos banidos do Paraíso, tentam retornar para o céu

Em fevereiro de 2013, o Papa Bento XV surpreendeu o mundo renunciando ao cargo para qual foi eleito em 2005. Para alguns isto colocou em dúvida os dogmas da Igreja. É exatamente sobre isto que a comédia Dogma trata de uma maneira irreverente e até perigosa.

Segundo a Wikipédia, um dogma é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura sobre a qual não pode pairar nenhuma dúvida. Este tema é o pano de fundo do filme americano de comédia, fantasia e aventura escrito e dirigido por Kevin Smith em 1999. Kevin critica a igreja católica de uma maneira estranha que causou protestos, polêmicas e até ameaças de morte. Com certo receio, no início do filme os autores previnem do seu conteúdo e pede para os espectadores não levem o filme a sério e que tudo não passa de uma grande piada, de mau gosto talvez para muitos.

A sinopse do filme gira em torno da luta de dois anjos exilados na Terra que veem a chance de terem seus pecados perdoados e se readmitidos no céu se cruzarem um portal de uma igreja. O problema é que se conseguirem isto estarão destruindo o maior dogma da igreja em que diz que Deus é infalível. Para impedir isto um grupo de anjos e humanos é convocado. Outra questão é que as forças do mal liberado pelo demônio tem grande interesse na questão, pois se sabe que eles também foram anjos e um foram banidos do mesmo lugar.

Se o tema não agrada, o seu elenco chama a atenção. Podemos conferir a atuação de atores até então não muito conhecidos como o anjos expulso Bartleby, interpretado por Ben Affleck que produziu, dirigiu e estrelou Argo indicado ao Oscar 2013 como melhor filme. Ao lado de Affeck podemos ver Matt Damon (Loki, o anjo da morte) que curiosamente na vida real são amigos de infância o que os levou a atuarem juntos também nas telas de cinema.Entre muitas parcerias destaca-se o filme Gênio Indomável, Oscar de melhor roteiro de 1997, escrito por Damon.

Alan Rickman (Melatron, a voz de Deus), ficou conhecido ao interpretar Snape, da série Harry Potter. Chris Rock, comediante americano criador da série de TV baseada em sua adolescência, Todo Mundo Odeia o Chris, neste filme dá vida a nada menos do que ao décimo Terceiro Apóstolo de Jesus, esquecido da Bíblia adivinha por quê? Por "ser negro". Outra surpresa do filme é a participação de Alanis Morissette interpretando nada menos nada mais que o próprio Deus, afinal Ele pode assumir qualquer forma.


Ficha Técnica:
Título: Dogma;
Título Original: Dogma;– EUA 1999;
Gênero: Comédia
Diretor: Kevin Smith;
Roteiro: Kevin Smith;

Elenco:
Ben Affleck........Bartleby, um anjo caído
Matt Damon.........Loki, o anjo da morte
Linda Fiorentino...Bethany Sloane
Chris Rock.........Rufus
Alan Rickman.......Metatron, a voz de Deus
Jason Lee..........Azrael
Salma Hayek........Serendipity
George Carlin......Cardeal Ignatius Glick
Alanis Morissette e Bud Cort...Deus

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial