sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Genesis. Album "Mama"

Uma das mais importantes banda de rock de todos os tempos, formada em 1967 na Inglaterra pelo sensacional Peter Gabriel junto de Mike Rutherford e Tony Banks, com a proposta de produzir rock progressivo, se tornando uma dos grupos mais reverenciados entre as décadas de 70 a 90. Com a saída de Peter Gabriel em 1975, Phil Collins o substitui (em 1977) surpreendendo a todos que achavam que o Gênesis nunca mais seria o mesmo.

Genesis - A evolução de uma banda


genesis
Quando Phil Collins ocupou a vaga deixado por Peter Gabriel no Gênesis, não se imaginava que ele o faria com tanta competência. Neste nova fase a banda tinha então conseguido alguns êxitos musicais como "I Know What I Like", "Follow You Follow Me" e "Misunderstanding", mas foi depois do lançamento do Álbum "Genesis" que realmente alcançaram sucesso comercial, talvez impulsionado por Phil Collins que se tornou popular por causa de seus álbuns solo e os novos rumos da banda, que deixava as linhas do rock progressivo para o pop, com canções mais curtas, como o mercado exigia (rádio-compatível).

Outro fato que colaborou para o sucesso do álbum foi que este foi o resultado de um esforço do grupo por completo – daí o nome. Foi também o primeiro álbum que foi totalmente gravado no estúdio próprio da banda “The Farm”, que você curte agora no Webbin Album.


     
  "Mama" (letra: Phil Collins) – 6:46
No início um clima sombrio a música se transforma em uma peça compacta, agressiva e cheia de tensões. Sua letra fala sobre a obsessão de um homem jovem com uma prostituta. Mama é considerada uma das melhores performances vocais de Phil Collins.
 
  "That's All" (letra: Phil Collins) – 4:23
Seguindo a sombria Mama vem a alegre e dançante "That’s All". Trata-se de um relacionamento que simplesmente não funciona. Uma canção segundo Collins inspirada nas baladas de rock romântico dos Beatles, em especial a Ringo Starr.
 
  "Home by the Sea (parte 1 e 2)" - (letra: Tony Banks) – 11:07
Marca com clareza a transição da banda do rock progressivo para o pop. Com cerca de 11 minutos (incluindo a quase instrumental segunda parte) esta canção fantasma mística, mostra Phil Collins se divertindo em seu instrumento preferido, a bateria eletrônica.
 
  "Illegal Alien" (letra: Phil Collins) – 5:14
Nesta canção, Collins com um sotaque falso de mexicano, fala com ironia da situação de imigrantes mexicanos ilegais que esperam por uma vida melhor nos Estados Unidos, afinal não é legal ser um imigrante ilegal.
 
  "Taking It All Too Hard" (letra: Mike Rutherford) – 3:56
A vida as vezes parece meia confusa e a gente a torna mais difícil do que realmente é. "Talking It All Too Hard", fala sobre uma coisa que nos persegue por toda a vida, cometer sempre os mesmos erros.
 
  "Just a Job to Do" (letra: Mike Rutherford) – 4:45
Esta canção pop acelerado inspirada no personagem Dick Tracy, que aparece no álbum como apenas um enchimento, foi mais do que isso, um ensaio para “Land of Confusion” sucesso do álbum seguinte da banda, “Invisible Touch”.
 
  "Silver Rainbow" (letra: Mike Rutherford) – 4:27
É tão confusa hoje como naquela época. Banks a imaginou como parte de algo maior, mas no fim, parece a continuação da música Mama, em que o jovem superou sua obsessão por uma prostituta.
 
  "It´s Gonna Get Better" (letra: Mike Rutherford) – 5:00
Finalizando o álbum, os versos de otimismo invocam que tudo vai ficar melhor, que o agora é apenas uma fase, justificando por que talvez muito gente goste deste disco, que marcou o início de uma época mais alegre e feliz para o Gênesis.
 

Uma mistura de estilos e conteúdos.


Embora tenha surgidas opiniões diferentes, o álbum Genesis mantém um alto padrão: a voz de Phil está no seu melhor no início dos anos 80, cheia e emotiva em "Talking It All Too Hard", agressivo em "Mama", irônico e mexicana em "Illegal Alien", misterioso em "Home By The Sea". Mike se aprofunda em seu papel de guitarrista assim com Tony Banks fornece a mesma coisa em seus teclados que constitui o som do Gênesis.

Talvez seja mais simples do que os álbuns anteriores, mas não necessariamente sem inspiração, como denuncia a capa do álbum; formas amarelas que se assemelham a moldes de areia na frente de um pano de fundo preto.

genesis-illegal-alien

Genesis o álbum de rock pop com chuviscos progressistas, oferece uma interessante mistura de vários estilos e conteúdos. Enquanto a banda era séria no início do anos 70, eles parecem mais relaxados em 1983. O álbum tem seus méritos, não menos importantes por causa de Mama, afinal de contas, o álbum também é chamado de “Mama Álbum”, um prelúdio de um longo caminho a percorrer, por três anos depois, em direção do pop e do sucesso.

Este post-album foi inspirado no original de Simon Rosenberg:
"Genesis – The Mama Album 1983”
.

Genesis - O Album (1983) - Pop rock


  • Phil Collins - vocal, bateria e percussão
  • Tony Banks - teclado e vocal de apoio
  • Mike Rutherford - guitarra, baixo e vocal de apoio



  • genesis_mama
    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial