segunda-feira, 4 de março de 2013

A Feiticeira.


feiticeira Na década de 60, o produtor e diretor William Asher tinha uma tarefa, tornar a sua esposa a atriz Elizabeth Montgomery, em estrela de TV. Em um passe quase de mágica, surgiu A Feiticeira, um dos programas de TV de maior sucesso que durou oito temporadas de 1964 à 1972.

“Era uma vez uma garota tipicamente americana. Que certo dia se chocou com típico rapaz americano. Ela chocou com ele e outra vez chocou com ele. Por isso resolveram sentar-se e conversar a respeito antes que sofressem um acidente. Tornaram-se bons amigos e descobriram que tinha muitos interesses em comum. E quando o rapaz percebeu que ela era desejável, atraente e irresistível, fez o que qualquer rapaz americano teria feito, pediu-a em casamento. Tiveram um casamento típico e partiram para uma típica lua de mel em uma típica suíte matrimonial. Exceto que esta garota é uma feiticeira.” Assim iniciava o roteiro de uma das mais famosa e longínqua série de TV, A Feiticeira.

A série contava situações típicas de um casal americano, coisas de marido e mulher. Elizabeth Montgomery (1933/1995) interpretava Samantha, uma jovem bruxinha que se casa com um mortal, inicialmente interpretado por Dick York (1928/1992) e depois por Dick Sargent (1930/1994). Os dois tentam viver uma vida normal, mas a família de Samantha, em especial sua mãe Endora (Agnes Moorehead -1900/1974) , vive se metendo, tentando separar o casal.

“A Feiticeira” foi produzida na época em que as mulheres começaram a exigir direitos iguais protestando nas ruas queimando os sutiãs que representava a prisão estabelecida pela sociedade machista nos anos 60 imposto à mulheres. James no primeiro episódio sugeriu que Samantha fosse boazinha, Teria que aprender a cozinhar, cuidar da casa e ir à casa da mamãe toda sexta-feira à noite para jantar (até hoje muitos homens ainda sonham com isto), mas a única coisa que ainda se repete é a parte da sogra, que na série representava o pensamento feminista que lutava para se libertar.

Então a minha esposa é uma bruxa. Bom, todo homem casado deve fazer uma concessão, amenizava James.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial